03 Mar, 22

2021 foi um ano de recordes nos lançamentos imobiliários e de vendas de apartamentos, casas e imóveis em todo o Brasil. Isso se deu pelo cenário extremamente favorável da baixa da taxa Selic, que despencou os juros dos financiamentos e abriu espaço para quem tinha interesse em investir em imóveis ou comprar o seu apartamento com juros mais atrativos. Mas, não apenas em 2021, você sabia que em 2022 boa parte dos imóveis continuam com uma ótima taxa de valorização na compra e venda?

 

Pois é... entramos em 2022 e muitas pessoas, que estão interessadas em comprar um apartamento, continuam se perguntando se o cenário está favorável para quem deseja investir em lançamentos imobiliários. Se você já se pegou perguntando se as taxas de juros em 2022 estão boas pra comprar um imóvel, se comprar um imóvel em 2022 é uma boa pedida e até como funciona a valorização imobiliária, este texto é pra você!

Continue acompanhando.


O que é a valorização imobiliária?

A valorização imobiliária, seja de um apartamento, casa e até de uma sala comercial pode ser entendido como a ampliação dos benefícios, dos interesses externos e também do crescimento pela procura daquele bem ao longo do tempo. Isso pode ocorrer por inúmeros fatores, que são percebidos de diversas formas, desde a ampliação do valor venal do imóvel até os benefícios e oportunidades geradas na localização onde o empreendimento se encontra.

O legal do investimento em imóveis é que todos os empreendimentos estão sujeitos a influências externas e internas, que auxiliam na percepção da valorização de um imóvel. Por exemplo, se você possui um apartamento em um complexo: se este empreendimento recebe uma franquia famosa de shoppings ou de uma loja bastante requisitada, por exemplo, consequentemente, pela proximidade e localização do seu apartamento com essa loja, ele irá valorizar!

Vamos entender melhor como isso funciona a seguir.

  • Valorização imobiliária por localização: este é um dos grandes motivos de valorização de imóveis ao longo do tempo: a localização privilegiada dos empreendimentos. É através da localização que os empreendimentos são mais procurados, afinal, quem não gostaria de morar ou investir em um bairro que está crescendo, recebendo franquias, shoppings, praças e até áreas de lazer por perto?  Isso é praticidade no dia a dia e garante ótima valorização no preço do m².
  • Bairros seguros de se morar: A segurança em um imóvel é um dos principais fatores que interferem na sua valorização. Empreendimentos com segurança completa, inovações que garantem melhor controle de entrada e saída de moradores, vigilância pública reforçada.. tudo isso são fatores que permitem o melhor aproveitamento das conveniências ao redor do empreendimento e incidem, diretamente, no valor do imóvel;
  • Qualidade construtiva e acabamento de alto padrão: a qualidade construtiva de um empreendimento é também ponto primordial para a valorização. Apartamentos com acabamento de alto padrão, como churrasqueiras na varanda e personalizações exclusivas, qualidade construtiva do empreendimento e até diferenciais de fachada e no lazer garantem a exclusividade de vida que muitos moradores gostariam de ter. Isso é fator de valorização e de ampliação na procura desses apartamentos, tanto na hora de comprar quanto de vender.

Como está o cenário do mercado imobiliário em 2022?

De acordo com a ABRAINC - Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, desde o fim de 2021, houve uma valorização dos imóveis a nível nacional.  O Brasil registrou expressivo aumento no preço dos apartamentos, que chegaram a subir até 20%, demostrando forte demanda e refletindo não somente as boas condições de financiamento, mas também ao aumento na procura por imóveis.


Em nível regional, Goiânia também registrou crescimento do preço médio das unidades, que saltou 12,95% quando comparado com o mesmo período de 2020. Essa tendência deve continuar em função do déficit habitacional que temos no país e a constante valorização dos insumos, terrenos e outras variáveis. Já o segmento residencial de médio e alto padrão, também conhecido como MAP, atingiu o recorde de financiamentos imobiliários em 2021, com um crescimento de 85% no ano, considerando os números analisados até o mês de outubro. Essa movimentação é justificada pela atratividade a partir das taxas de juros e na facilidade de crédito.


É importante destacar que, embora ocorra uma elevação nas taxas de juros em 2022, as principais fontes de financiamento do setor, que são os bancos e as seguradoras, seguem com boa disponibilidade de crédito. Vale ressaltar ainda que, na mesma proporção em que a taxa de juros aumenta, cresce na mesma proporção ou até mais, a valorização dos imóveis.

Uma boa para quem está procurando um imóvel para morar ou investir em 2022, não acha?

Mas... e a taxa do INCC em 2022?

Ainda de acordo com ABRAINC, há uma tendência de queda no INCC, embora não seja esperado que os valores dos apartamentos e dos imóveis caiam por causa disso, afinal, desde julho de 2021, podemos observar uma certa redução no crescimento do INCC, o que não gerou baixa no preço dos imóveis.

Por isso, é interessante pensar em comprar um apartamento o quanto antes, já que a tendência é que os imóveis, tanto residenciais quanto comerciais, tenham os valores dos m² reajustados ainda esse ano.

Isso significa que: quem investir agora, está saindo no lucro e aproveitando a oportunidade!

Então.. vale a pena investir em imóveis em 2022?

Sem sombra de dúvidas, sim! A gente sabe que uma das características mais marcantes do investimento em imóveis é seu aspecto de bem durável, sem prazo de validade ou vencimento, o que garante que o mesmo permanecerá como um patrimônio entre gerações.

A premissa de que com o investimento em imóveis se inicia a construção de patrimônio pode garantir ao adquirente uma forma segura de ter bom retorno financeiro por uma razão muito simples: ao adquirir um imóvel, o comprador não corre o risco de perder o capital investido em uma queda do mercado financeiro, por exemplo, mesmo que os valores praticados estejam um pouquinho acima do que você esperava. O patrimônio será sempre seu, independentemente das situações externas. Segundo estudo da ABRAINC, houve uma valorização de R$ 1,5 trilhão no patrimônio das famílias brasileiras em 2021, devido ao aumento no preço dos imóveis. Quem investiu em 2021, já percebeu a valorização do seu bem em apenas 1 ano.

Isso significa que se você possui interessem em investir, não pode ficar esperando, pode e deve realizar esse investimento aproveitando todas as oportunidades de negociação disponíveis junto com as construtoras, com os bancos que continuam oferecendo linhas de credito imobiliário e facilidades de financiamento extremamente acessíveis, além de aproveitar para investir em um imóvel que seja a sua cara, possuindo todos os diferenciais exclusivos necessários para garantir conforto para você e sua família.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog semanalmente! 


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

O que preciso saber antes de declarar um imóvel no imposto de renda?

Entenda como funciona a declaração dos imóveis no Imposto de Renda de maneira fácil e descomplicada.

Canal

Investimento

Como funciona o fluxo do financiamento de um apartamento na planta?

Para quem não tem pressa em morar ou busca realizar um bom investimento o financiamento de imóvel na planta tem sido uma ótima opção de negócio!

Canal

Investimento

Qual a função do síndico em um condomínio?

O papel do síndico é muito importante e cumpre com diversas obrigações, priorizando a imparcialidade, o bem comunitário e a preservação do empreendimento.