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(62) 3086-5000O sonho de comprar um apartamento na
planta sempre está presente na mente de quem deseja mudar sua etapa de
vida ou dar um upgrade residencial. Seja através de financiamento
bancário ou aproveitando das baixas da taxa Selic, comprar um imóvel
se tornou um plano possível no ano de 2022. Mas você conhece quais documentos
são necessários para comprar um imóvel na planta? Pois, caso você esteja
considerando seriamente comprar um imóvel na planta, uma das coisas que você já
tem que começar a organizar e a documentação para a compra.
Como sabemos, levantar um prédio residencial não é tarefa
fácil. Mesmo assim, em pouco mais de 3 anos, você consegue usufruir do
apartamento e das exclusividades presentes no prédio que escolheu. Esse tempo
passa bem rápido quando você entende e participa de todos os processos
de construção, entrega e manutenção do empreendimento.
Lembre-se que os documentos exigidos podem mudar de acordo
com a negociação que você escolher. Mas, na maioria das vezes serão solicitados
documentos de identificação, empregatícios e comprovantes de endereços e renda.
Caso você deseje financiar, os dados do processo junto ao banco também são
solicitados.
Continue lendo e saiba mais!
Quais
são os documentos de identificação necessários para comprar um apartamento na
planta?
Você já deve ter uma noção de alguns documentos que serão
necessários para facilitar e agilizar o processo de compra do seu imóvel na
planta, mas para reforça vamos deixar abaixo uma listinha dos documentos de
identificação básicos que você vai precisar durante o processo:
- Registro Geral (RG)
- Certidão de Pessoa Física (CPF)
- Certidão de nascimento (em casos de solteiro)
- Certidão de Casamento (Caso seja casado)
Ah, não se esqueça que dependendo do regime de divisão de
bens do casal e até da forma de pagamento escolhida, é necessário apresentar
também todos os documentos de identificação do cônjuge. Com isso, você comprova
que a outra parte está ciente e concorda com a compra que está sendo realizada.
Quais
são os documentos empregatícios necessários para comprar um apartamento na
planta?
Essa é umas das etapas mais importante do processo, pois
comprova a origem da sua renda e também comprova sua capacidade de assumir todo
o financiamento até o final do contrato. Então, além do comprovante de
endereço (de no mínimo três meses anterior ao início do processo de compra)
você já vai precisar dessa listinha de documentos:
Trabalhadores
Assalariados: Comprovante de renda atualizado, de
preferência os holerites dos últimos três meses, Carteira de trabalho e cópia
da declaração de imposto de renda;
Caso você queira usar o seu FGTS como parte do pagamento
do imóvel, podem ser exigidos extrato do FGTS, a carteira de trabalho e também
carta do empregador.
Aposentados
e Pensionistas: Cópia da declaração do imposto de renda,
declaração da previdência, cópia dos últimos três recebimentos;
Trabalhadores
autônomo: declaração do imposto de renda. Além disso, em alguns
casos os extratos de movimentação bancária podem servir de comprovação de
renda.
Viu aí que é bem simples? Basta ter um pouco de atenção e
estar com tudo atualizado para agilizar e evitar as burocracias.
Quais
documentos necessários para financiar o imóvel na planta?
A aquisição de um apartamento na planta é uma opção
interessante para quem não tem tanta pressa na mudança, mas quer garantir
um espaço para chamar de seu. Com o fluxo de pagamento planejado, você
pode adequar às parcelas ao seu planejamento de gastos mensais e aproveitar
um valor diferenciado.
Ao comprar um apartamento na planta você ganha, também,
com a valorização futura do imóvel como um todo e a possibilidade de
personalização, o que deixará tudo com sua cara e com aquele toque especial.
Mas, para isso é necessário organizar toda a documentação para esse processo.
Caso você pretenda financiar, além dos documentos citados
anteriormente, será necessário apresentar à construtora ou imobiliária todos os
documentos que atestem a aprovação do financiamento pelo banco escolhido, ou
seja, além dos documentos pessoais, você deve reunir a seguinte papelada:
RG
CPF
Certidão casamento
Declaração de imposto de renda
Extrato bancário ou Holerite.
Comprovante de endereço (Atualizado)
Formulário comprador
Formulário vendedor
Formulário seguro
Cópia de extratos bancários (três últimos meses)
Ah, vale ressaltar que as exigências para sua
liberação do crédito podem variar conforme a sua instituição financeira,
especialmente no que diz respeito à comprovação de renda. Então, dependendo do
caso serão necessários outros documentos além dos citados anteriormente. Para
isso é muito importante que você procure orientações
com um profissional de confiança e qualificado que tenha experiências no
ramo imobiliário para realizar esse tipo de transações com toda segurança que o
processo deve ter.
Esperamos que agora fique mais fácil reunir todos os
documentos para fazer a compra do seu imóvel na planta.
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Categorias: Investimento
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