15 Jul, 22

O sonho de comprar um apartamento na planta sempre está presente na mente de quem deseja mudar sua etapa de vida ou dar um upgrade residencial. Seja através de financiamento bancário ou aproveitando das baixas da taxa Selic, comprar um imóvel se tornou um plano possível no ano de 2022. Mas você conhece quais documentos são necessários para comprar um imóvel na planta? Pois, caso você esteja considerando seriamente comprar um imóvel na planta, uma das coisas que você já tem que começar a organizar e a documentação para a compra.

Como sabemos, levantar um prédio residencial não é tarefa fácil. Mesmo assim, em pouco mais de 3 anos, você consegue usufruir do apartamento e das exclusividades presentes no prédio que escolheu. Esse tempo passa bem rápido quando você entende e participa de todos os processos de construção, entrega e manutenção do empreendimento.

Lembre-se que os documentos exigidos podem mudar de acordo com a negociação que você escolher. Mas, na maioria das vezes serão solicitados documentos de identificação, empregatícios e comprovantes de endereços e renda. Caso você deseje financiar, os dados do processo junto ao banco também são solicitados.

Continue lendo e saiba mais! 

Quais são os documentos de identificação necessários para comprar um apartamento na planta?

Você já deve ter uma noção de alguns documentos que serão necessários para facilitar e agilizar o processo de compra do seu imóvel na planta, mas para reforça vamos deixar abaixo uma listinha dos documentos de identificação básicos que você vai precisar durante o processo:

- Registro Geral (RG) 

- Certidão de Pessoa Física (CPF)

- Certidão de nascimento (em casos de solteiro)

- Certidão de Casamento (Caso seja casado) 

Ah, não se esqueça que dependendo do regime de divisão de bens do casal e até da forma de pagamento escolhida, é necessário apresentar também todos os documentos de identificação do cônjuge. Com isso, você comprova que a outra parte está ciente e concorda com a compra que está sendo realizada.

Quais são os documentos empregatícios necessários para comprar um apartamento na planta?

Essa é umas das etapas mais importante do processo, pois comprova a origem da sua renda e também comprova sua capacidade de assumir todo o financiamento até o final do contrato. Então, além do comprovante de endereço (de no mínimo três meses anterior ao início do processo de compra) você já vai precisar dessa listinha de documentos:

Trabalhadores Assalariados: Comprovante de renda atualizado, de preferência os holerites dos últimos três meses, Carteira de trabalho e cópia da declaração de imposto de renda;  

Caso você queira usar o seu FGTS como parte do pagamento do imóvel, podem ser exigidos extrato do FGTS, a carteira de trabalho e também carta do empregador.

Aposentados e Pensionistas: Cópia da declaração do imposto de renda, declaração da previdência, cópia dos últimos três recebimentos; 

Trabalhadores autônomo: declaração do imposto de renda. Além disso, em alguns casos os extratos de movimentação bancária podem servir de comprovação de renda. 

Viu aí que é bem simples? Basta ter um pouco de atenção e estar com tudo atualizado para agilizar e evitar as burocracias.

Quais documentos necessários para financiar o imóvel na planta?

A aquisição de um apartamento na planta é uma opção interessante para quem não tem tanta pressa na mudança, mas quer garantir um espaço para chamar de seu. Com o fluxo de pagamento planejado, você pode adequar às parcelas ao seu planejamento de gastos mensais e aproveitar um valor diferenciado.

Ao comprar um apartamento na planta você ganha, também, com a valorização futura do imóvel como um todo e a possibilidade de personalização, o que deixará tudo com sua cara e com aquele toque especial. Mas, para isso é necessário organizar toda a documentação para esse processo.

Caso você pretenda financiar, além dos documentos citados anteriormente, será necessário apresentar à construtora ou imobiliária todos os documentos que atestem a aprovação do financiamento pelo banco escolhido, ou seja, além dos documentos pessoais, você deve reunir a seguinte papelada:

RG

CPF

Certidão casamento

Declaração de imposto de renda

Extrato bancário ou Holerite.

Comprovante de endereço (Atualizado)

Formulário comprador

Formulário vendedor

Formulário seguro

Cópia de extratos bancários (três últimos meses)

Ah, vale ressaltar que as exigências para sua liberação do crédito podem variar conforme a sua instituição financeira, especialmente no que diz respeito à comprovação de renda. Então, dependendo do caso serão necessários outros documentos além dos citados anteriormente. Para isso é muito importante que você procure orientações com um profissional de confiança e qualificado que tenha experiências no ramo imobiliário para realizar esse tipo de transações com toda segurança que o processo deve ter.

Esperamos que agora fique mais fácil reunir todos os documentos para fazer a compra do seu imóvel na planta.

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Categorias: Investimento

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