Está em nosso DNA ser sustentável e reduzir os impactos ambientais no desenvolvimento de nossos projetos.

 Por isso, como responsabilidade ambiental, temos metas precisas e todos os procedimentos relacionados aos processos ambientais são executados pelo departamento de qualidade em concordância com as normativas dos órgão responsáveis



Projetos e Ações

Praça Conceito Consciente

A “Praça Conceito Consciente” é mais um dos projetos que a Consciente Construtora idealizou. Inaugurada em Janeiro de 2013 a praça, localizada no Setor Marista em Goiânia, destaca-se por ser a primeira construída com base no conceito de sustentabilidade. Com muita criatividade, a empresa reaproveitou materiais, preservando a natureza, adotando o uso responsável dos recursos naturais, reunindo sustentabilidade e beleza, conforto e inovação.

A área abrange 2 mil metros quadrados, com um piso drenante e caixas de retenção abaixo da superfície que armazena a água para reutilizar na irrigação do local. Ainda conta com energia solar, turbinas movidas a água que coletam energia e armazena em baterias e utilizadas na iluminação da praça; além de parque infantil; bancos feitos com madeira de reflorestamento; Jardim Sensorial e outros.

A Praça conta com elementos voltados à acessibilidade como placas em Braille, uma trilha ao longo de uma pérgola, pensada para proporcionar uma experiência perceptiva através dos sentidos, em especial para deficiente visual. Pelo tato, o visitante faz contato direto com a natureza. A Praça Conceito Consciente está localizada na Rua 27 com a T-50, no setor Marista. 

Leia mais

Calçada Consciente

A fim de favorecer a comunidade goiana, a Calçada Consciente, implantada inicialmente na avenida T9 com a T30 e T33, no Setor Bueno em 2012, foi mais um dos projetos executados pela Consciente Construtora. A calçada é constituída por quatro pilares: acessibilidade, permeabilidade, arborização e sustentabilidade (reciclagem de entulho).

O objetivo desta iniciativa foi implantar, em um quarteirão inteiro, uma calçada que obedecesse aos parâmetros exigidos pela legislação brasileira no que diz respeito à acessibilidade. Dessa forma, a calçada facilita a vida da comunidade, em especial portadores de deficiência visual ou física, idosos, crianças, gestantes ou condutores de carrinho de bebê.

A faixa de serviço foi construída sem nenhum obstáculo ou desnível para facilitar o trânsito de pedestres. Também conta com uma faixa livre, entre o meio fio e a faixa de serviço, para colocação de mobiliário urbano como placas de sinalização, postes, lixeiras e outros. Os espaços de área livre também são utilizados como área permeável.

Toda a quadra recebeu um dispositivo criado para a retenção de águas pluviais. Neste modelo essas águas são captadas pela sarjeta, entrando em uma tubulação, onde é disseminada na vala de infiltração. Foi feito também uma modificação nas bocas de lobo, de forma que evite o entupimento por garrafas pet, galhos e lixos provenientes de enxurradas. 

A iniciativa já conquistou diversos prêmios e reconhecimentos como o prêmio Crea-GO de Meio Ambiente, o prêmio Top Imobiliário 2009; foi apresentado também no Fórum do Banco Interamericano de Desenvolvimento na Colômbia, em 2011; entre outros.

A calçada acessível não beneficia somente pessoas com mobilidade reduzida, portanto, vale ressaltar que é fundamental sensibilizar a comunidade e mostrar que é possível trazer o conforto, reduzindo os impactos ambientais de maneira sustentável e consciente. Com o sucesso do projeto, outras quadras de Goiânia também receberam a implantação da Calçada Consciente. 

Leia mais

Pet place Consciente

Inaugurado em Junho 2017, o "Pet Place Consciente" foi equipado com reaproveitamento de materiais de nosso depósito como rampas, tambores e obstáculos em 414m² de área verde para receber cães e gatos. A ideia foi ocupar o terreno, onde atualmente está localizado o Gaia Consciente Home, de uma forma diferente e útil para a comunidade e vizinhança.

Leia mais