02 Jun, 21

Os benefícios de viver em contato com a natureza estão mais do que comprovados. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, as áreas verdes existentes em ambientes urbanos ajudam a reduzir o estresse típico das grandes cidades, além de melhorar a qualidade do ar e facilitar o escoamento da água da chuva. As vantagens incluem ainda a valorização imobiliária e a redução de crimes, entre diversas outras. 

“Essa presença de muita natureza acabou me ajudando a atravessar os momentos mais difíceis da pandemia. Às vezes eu fico uma semana inteira sem sair do condomínio, e as áreas verdes estão me ajudando a não sentir tanta falta desse contato externo”, compartilha o contador Adrion Pires, de 49 anos. Ele mora no Planet Consciente Garden, edifício no Setor Bueno entregue pela Consciente Construtora com quatro praças arborizadas na área de lazer.

Ao todo, o Planet conta com quase 640m² de áreas verdes, apesar de estar no coração da cidade. As praças temáticas levam o nome dos quatro elementos da natureza: Terra, Ar, Água e Fogo. São 25 árvores frutíferas, sendo 19 jabuticabeiras e seis pitangueiras.  Elas complementam os equipamentos de lazer

O objetivo original era promover a socialização entre os moradores, mas enquanto a pandemia não permite a concretização desse cenário, as praças têm proporcionado momentos de tranquilidade e de contato com a natureza, sempre respeitando as regras de distanciamento social e a proibição de aglomerações. A empresária Miguelina Borges, de 63 anos, que estava acostumada a morar em casa e se mudou há sete meses para o Planet, destaca que as áreas verdes estão fazendo toda a diferença neste momento de isolamento social e também de adaptação ao apartamento.  

“Eu gosto muito de ter contato com a natureza e isso está me ajudando a enfrentar essa fase tão difícil. A praça Água, por exemplo, é linda demais. As árvores frutíferas atraem muitos pássaros. Para mim é fundamental estar sempre rodeada por verde. Eu tenho netos e, sempre que eles podem me visitar, é muito bom usufruir desses espaços com eles”, reflete Miguelina.

Outra moradora do Planet, a professora e farmacêutica Valéria Oliveira, de 58 anos, acredita que, apesar das restrições impostas pela pandemia, as áreas verdes do Planet já estão trazendo uma contribuição importante ao propiciar às novas gerações a possibilidade de contato com a natureza. Segundo ela, que tem um filho adolescente, a presença dessas áreas acaba sendo um incremento importante e muito positivo às outras opções de lazer. 

“É muito importante apreciar a natureza, respirar um pouquinho. Você acaba ficando mais calmo. À noite é muito agradável, tranquilo e silencioso. Para quem tem filhos, é fundamental que os mais jovens se interessem pela natureza e possam ter contato com uma jabuticabeira, por exemplo. Além disso, as árvores e os jardins nos proporcionam mais beleza do que qualquer outra coisa”, afirma Valéria.

As praças complementam os equipamentos de lazer do residencial, que conta com dois terraços gourmet e as quatro varandas localizadas no 39º andar oferecem uma vista privilegiada de 360º de Goiânia, com ventilação natural. No térreo, as áreas de lazer e convivência ainda incluem piscinas adulto e infantil com deck molhado, brinquedoteca, fraldário, salão de festas e quadra kids. Já no primeiro pavimento, o empreendimento conta com academia, sala de jogos, espaço mulher e sala de massagem. Os apartamentos de 122m² contam com três suítes e estão distribuídos em 42 pavimentos. O empreendimento foi entregue em março de 2020.

Durante o período da pandemia, o condomínio tem aplicado regras rígidas para a utilização das praças e demais espaços de convivência, proibindo aglomerações e exigindo o uso de máscaras por parte dos moradores. Além disso, espaços como a quadra poliesportiva e a piscina dependem de agendamento prévio, que pode ser realizado por meio de um aplicativo ou diretamente com o zelador. As reservas têm duração máxima de duas horas e limite de pessoas. O uso está restrito aos moradores, que por enquanto não podem trazer convidados. 

Maior convivência com os animais de estimação

Alguns empreendimentos entregues e em construção que foram projetados pela construtora contam, ainda, com espaços pet places. Os pet place são espaços reservados e apropriados para o convívio, diversão e relaxamento dos animais de estimação. Com preparação para a boa adaptação, tanto de cachorros quanto de felinos, eles possuem estrutura para brincadeiras, passeios, espaços para a realização das necessidades fisiológicas, solário, obstáculos para competições e, até mesmo, espaço para banho.

Esses espaços surgiram para complementar e, em alguns casos, substituir a necessidade dos moradores saírem do empreendimento para passear e aproveitar momentos de divertimento e descontração com o pet. Pensados na segurança, conforto e praticidade, os empreendimentos que possuem pet place já são adaptados para a rotina pet friendly, que vem sido bastante adotada no Brasil.  Saiba mais sobre os empreendimentos pet friendly clicando aqui.

Empreendimentos que valorizam a gentileza urbana

É importante reforçar que esses empreendimentos que contam com as famosas praças de descanso e relaxamento são, também, extremamente positivos para a região, vizinhos e para o clima, reforçando a ideia da gentileza urbana.

Esses verdadeiros recantos verdes integrados as praças contribuem de forma ativa para uma série de benefícios a curto e longo prazo como a diminuição da temperatura devido à redução das ilhas de calor, aumento da umidade do ar, retenção de águas das chuvas e infiltração no solo/lençol freático, atenuamento da poluição sonora, criação de nichos ecológicos e também a filtragem de gases tóxicos pela diversidade de folhas e espécies presentes na praça, contribuindo para a melhoria de problemas respiratórios.

Diante desses benefícios e da afeição do goianiense pela natureza - a capital é considerada inclusive a cidade com maior área verde por habitante (92 m²) no País - construtoras vinham incluindo praças nas áreas comuns dos edifícios, como um item de lazer. Com a pandemia, esses espaços ganharam ainda mais relevância, e se tornaram fundamentais para moradores de edifícios saírem do confinamento dentro dos seus apartamentos.


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

Confira 5 motivos para morar no Setor Bueno

O bairro é um dos mais conhecidos da capital goiana e oferece diversos benefícios que fazem qualquer um se apaixonar!

Canal

Investimento

Qual principal diferença entre construtora e incorporadora?

Conheça quais as principais diferenças, definições e funções entre construtora e incorporadora

Canal

Investimento

Conheça os diferenciais de morar em um Consciente

Na hora de comprar um apartamento em Goiânia, atente-se à qualidade e escolha o melhor.