22 Out, 20

Você já pensou em como saber a hora certa para mudar de apartamento? Dar um upgrade faz parte do conceito humano de ser. Queremos sempre aprimorar nossa alimentação, nosso estilo de vida ou, até mesmo, nossos relacionamentos. E por que não pensar na melhor hora de comprar um novo apartamento em uma área nobre da cidade, por exemplo?

As oportunidades de encontrar imóveis em bairros mais conceituados, com maior proximidade do trabalho e fácil acesso aos principais comércios da cidade, também fazem parte da melhoria da qualidade de vida. Por isso, é importante entender qual o momento para começar a pesquisar novos apartamentos e aproveitar as circunstâncias que o mercado oferece para progressão na moradia. Dessa forma, separamos algumas informações que você deve ficar atento para descobrir a hora certa de mudar de apartamento.

Continue acompanhando essas dicas:

Fique atento ao mercado financeiro

O primeiro passo para a compra de qualquer imóvel é o planejamento financeiro. Esse não precisa ser um evento que cause preocupação ou deixe você pensando que não será possível realizar o seu sonho de morar em um bairro nobre.

O planejamento financeiro começa entendendo sobre o mercado de imóveis e sobre como estão as taxas de juros no momento. Em 2020, por exemplo, tivemos uma baixa histórica da Taxa Selic - alíquota responsável pela facilidade na aprovação de financiamentos e na diminuição de juros à longo prazo – o que permitiu o acesso de forma favorável para novos contratos de compra e venda.

Com isso, a demanda de promoção e disponibilidade de novos empreendimentos com diferenciais exclusivos também aumentou, o que permite uma melhor compra, escolhendo os valores que mais te agradam e também permitindo uma negociação com as construtoras e incorporadoras, o que pode gerar em bons descontos ou condições exclusivas de pagamento.

Com esse aquecimento do mercado, a facilidade de encontrar novos conceitos de moradia – single, double ou Family – também estão se aprimorando. Podemos considerar isso algo bem positivo, viu?

Consulte sobre sua saúde financeira

Neste momento é importante entender sobre as suas possibilidades de assumir um novo pagamento. É necessário que você pesquise como anda o seu relacionamento com as credoras, caso deseje um financiamento ou de que forma você poderá realizar o pagamento do seu novo imóvel.

Seja a vista, por um financiamento, com ou sem o apoio do seu FGTS... todas essas variáveis modificam a forma de conversar e de negociar uma nova unidade. Mas pra te ajudar a avaliar o investimento que se encaixa na sua realidade financeira, se faça perguntas como: 

  • Quanto tenho de dinheiro disponível de imediato? 
  • Caso o pagamento não seja a vista, quanto posso oferecer de entrada?
  • Tenho FGTS para ajudar no pagamento do imóvel?
  • Será somente a minha renda ou terei outras para complementar o orçamento?
  • De acordo com a minha renda (individual ou conjunta), qual o valor conseguirei financiar no banco?
  • Se vou financiar, qual o valor de parcela se encaixa no meu orçamento mensal?
  • Se vou comprar na planta, como o fluxo de pagamento se encaixa no meu orçamento mensal e anual?

 O valor da parcela do financiamento pode comprometer até 30% da renda do cliente ou renda familiar. Respondendo inicialmente essas perguntas e fazendo os cálculos, você terá uma visão mais precisa do que esse investimento representará e como ele impactará no seu orçamento.

Se estiver se sentindo seguro, então é hora de começar a agir!


Conheça as suas necessidades

Você tem pressa de mudar? É possível aguardar algum tempo antes de se deslocar para o novo imóvel? Perguntas como essas são importantes para determinar o formato ideal para a sua aquisição. Você pode encontrar imóveis na planta, em fase de acabamento e até mesmo prontos para morar, tudo dependendo do que você deseja.

 

Com os lançamentos, caso opte por um imóvel na planta, você vai desfrutar de tecnologias, facilidades e novos formatos de habitação além de um local novinho em folha, sem rastros de moradores anteriores, porém, você precisa entender que poderá esperar até 3 anos para finalmente ter a chave do seu apartamento em mãos.

 

Um imóvel em fase de acabamento estará pronto em breve, mas, neste caso, o investimento com a entrada e o fluxo de pagamento até a entrega das chaves pode demandar um valor mais alto. Já um empreendimento pronto para morar te garante uma mudança rápida e você pode solicitar o financiamento bancário instantaneamente.

 

Além disso, encontrar boas opções de bairros – em Goiânia, por exemplo, bairros como o Setor Marista ou Setor Bueno – aproveitando da proximidade de centros de diversão, trabalho e conveniências se torna mais fácil e atrativo quando você entende seus anseios, necessidades e prioridades. Se precisa ficar mais perto do trabalho, chegar mais rápido nos parques ou ter uma vida com entretenimento mais presente no seu bairro: esses pontos também deverão ser pensados para te ajudar na escolha do setor onde planeja encontrar o seu apartamento.

De qualquer maneira, comece entendendo o seu ritmo de vida, suas prioridades e suas necessidades. Assim, fica mais fácil decidir o que é melhor para você! 


Conheça os lançamentos imobiliários da sua cidade

A família cresceu? Você precisa de um escritório em casa? Os filhos precisam de quartos separados? A família está diminuindo? A intenção é dar um upgrade, certo? Conheça todas as tipologias que estão disponíveis para você. Seja um apartamento maior, com mais quartos para adaptar o seu home office ou criar uma biblioteca até a opção de espaços menores e mais intimistas, tornando o ambiente favorável para melhor convívio para casais ou pessoas solteiras.

 

Dar um upgrade não é sinal de apartamentos maiores e sim a melhoria na qualidade de vida dos moradores daquela unidade. Por isso, pode ficar tranquilo se o seu interesse é em um apartamento de 1 suíte, por exemplo. O seu padrão de vida pode aumentar – isso será determinado pelos atributos e diferenciais que o empreendimento que você escolheu morar pode oferecer para você, sua família ou convidados.


Entenda as facilidades de comprar um imóvel em 2020. 

Agora que conseguiu entender as melhores oportunidades – seja por baixa de juros, facilidades em financiamento ou num fluxo de pagamento personalizado – é chegada a hora de fechar o contrato com construtora e garantir o seu novo apartamento.


É legal lembrar que, nesses tempos de distanciamento social, todos os procedimentos que antes eram feitos de forma exclusivamente presencial foram adaptados para o “novo normal”.


Desta forma, você pode fazer todos estes processos que citamos – desde a visita ao decorado através do tour 360° até a assinatura do contrato de forma digital – de forma remota. Tomando as devidas precauções, você estará seguro que todos estes processos irão facilitar a sua experiência, o seu relacionamento com as construtoras e com os consultores e também a compra do seu novo imóvel.

 

Portanto, conheça todas as oportunidades com calma e muito paciência.

Descubra qual o melhor empreendimento em custo e também em benefício para que você tenha retornos positivos em qualidade de vida, conforto e bem-estar. Desta forma, você saberá a hora certa de mudar de apartamento e poderá escolher, sem sombra de dúvidas, a melhor negociação.

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e continue nos acompanhando. 


Categorias: Investimento

Assuntos relacionados

Ver todos
Canal

Investimento

8 dicas para evitar acidentes durante as férias

Confira as formas de minimizar as preocupações e os cuidados que devemos ter com as crianças nesse período do ano!

Canal

Investimento

Construtora congela parcelas do INCC em feirão virtual de imóveis

São diversas opções que podem ser escolhidas e adquiridas de forma totalmente online garantindo melhores negociações

Canal

Investimento

Economia pujante atrai rede World Trade Center para Goiânia

Crescimento da economia nos últimos anos atraiu a atenção da rede. Expectativa é proporcionar a internacionalização de marcas que buscam expansão